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Qual a importância dos Suplementos Alimentares na Musculação?

Os suplementos alimentares na musculação são substâncias químicas que servem como complementos à alimentação a exemplo dos aminoácidos, minerais e vitaminas.  O uso desses elementos é muito comum entre esportistas e atletas que necessitam de reposição constante de nutrientes e melhorias no desempenho e entre pessoas com carência nutricional.

Suplementação para Ganho de Massa Muscular – Hipertrofia

A suplementação usada para o ganho de massa muscular deve ser aliada com rigor e disciplina a uma rotina de treino, descanso e dieta alimentar.  Sem trabalhar esses três fatores torna-se praticamente impossível a obtenção de resultados na hipertrofia muscular.

Destacando que a chave para a construção muscular é ingerir a quantidade necessária de energia por dia.  Nesse sentido, se considera a dieta hipercalórica, isto é, consumir mais calorias do que aquilo que o organismo precisa para manter o peso. Caso o consumo seja abaixo do que o ideal, o ganho de massa muscular dificilmente ocorrerá.

A proteína tem um papel de destaque. Esses compostos são responsáveis por fornecer ao corpo os elementos necessários para a construção e desenvolvimento do tecido muscular. Elas também contribuem na prevenção e restauração de lesões oriundas de um treinamento que tenha sido mais exigente.

Benefícios da suplementação alimentar

Para que o praticante da musculação tenha os benefícios da suplementação é preciso que ele use o tipo correto de suplemento sendo estes na quantidade ideal.  Feito isso, os principais benefícios que poderão ser percebidos são:

  • Melhor desempenho físico, disposição e dinâmica corporal;
  • Melhora do humor, do rendimento e da qualidade do sono;
  • Aumento do metabolismo (termogênicos) favorecendo a queima de gordura;
  • Menos tempo gasto com a recuperação muscular;
  • Mais disposição para a prática de exercícios e para as atividades relacionadas à rotina diária;
  • Melhora na absorção de minerais e vitaminas pelo organismo;
  • Aumenta o nível de proteção dos ossos, nervos e ligamentos;

Tipos de suplementos alimentares

Os suplementos alimentares na musculação são divididos em uma série de categorias. Entre as principais existem os termogênicos, vitamínicos, aminoácidos, pré-hormonais, hipercalóricos, hiperproteicos e os repositores energéticos.

Cada tipo de suplemento é destinado a um objetivo específico sendo os mais comuns:

  • Ganhar peso;
  • Ganhar massa muscular;
  • Suprir necessidades vitamínicas em pessoas praticantes ou não de atividades físicas;
  • Auxiliar no tratamento de determinados tipos de doenças.

Suplementos para ganhar massa muscular

Em termos de ganho de massa muscular dois tipos de fórmulas merecem destaque: os suplementos de proteína de lenta absorção e os de alta absorção.

Entre os de alta absorção, alguns dos mais comuns são o BCAA, carboidratos, glutamina e creatina. As proteínas de lenta absorção, por sua vez, devem ser consumidas de preferência antes de períodos em que a pessoa passará horas sem comer. Por exemplo, antes de dormir. A albumina é uma delas.

Suplemento hipercalórico

Os suplementos hipercalóricos são recomendados para àquelas pessoas que apresentam dificuldades em ganhar peso ou que consomem baixos valores calóricos.

Quem deseja obter ganho de massa muscular precisa ter um planejamento alimentar envolvendo, em alguns casos, diversas refeições por dia.

Como manter essa rotina nem sempre é possível, os suplementos alimentares na musculação surgem como grandes aliados para complementar as calorias necessárias para que os objetivos sejam atingidos.

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Suplementos proteicos

No que diz respeito aos suplementos proteicos, ou seja, ricos em proteínas, os principais são:

  • Albumina

A albumina é uma proteína encontrada na clara do ovo. Uma de suas principais funções é impedir a perda de massa magra.

O ovo em si é considerado por muitos praticantes de atividades físicas como um “superalimento”. Além do ponto positivo citado acima ainda vale destacar que ele contribui para o aumento da imunidade, melhora a saúde da pele, do cérebro e dos olhos.

Como a albumina é uma proteína considerada como de médio para lenta absorção, é interessante que seu consumo seja feito à noite, especialmente antes de dormir.

  • Caseína

Essa proteína é rica em aminoácidos importantes para o nosso organismo. A arginina que auxilia na liberação natural do hormônio do crescimento (HGH) e a glutamina, fundamental para o crescimento muscular são alguns exemplos.

A caseína é de lenta absorção e por isso nutri os músculos por mais tempo impedindo o catabolismo proteico.

  • Proteína da Carne

Os suplementos que têm a proteína da carne em sua composição são oferecidos em dois tipos: a proteína isolada da carne e a proteína hidrolisada da carne. A hidrolisada é mais facilmente absorvida pelo organismo além de oferecer um aproveitamento melhor.

Isso é possível devido ao seu processamento que permite a formação de partículas menores o que torna sua assimilação pelo organismo mais fácil. Já a isolada tem uma concentração de aminoácidos fundamentais ao organismo.

É interessante observar que a proteína da carne é uma excelente opção para aquelas pessoas que tem intolerância à lactose e que por isso, não podem consumir outros tipos de proteínas a exemplo do whey protein.

  • Proteína da soja

No processo de ganho de massa muscular a proteína da soja também se mostra muito eficiente. Além de ser uma boa fonte de aminoácidos ela conta com um alto valor biológico.

É de fácil digestão e quando comparada com outras fontes tem menos gordura, a exemplo da proteína animal.

  • Whey Protein

O Whey Protein é um dos suplementos mais populares entre os adeptos de atividades físicas e práticas esportivas.

Em sua composição tem a proteína do soro de leite com alta concentração de BCAA e glutamina. É oferecido em três tipos: hidrolisado, isolado e concentrado, cada um mais indicado conforme o objetivo.

Suplemento vitamínico

Com relação aos suplementos vitamínicos cabe uma observação importante: apesar de normalmente não ser preciso uma receita médica para esse tipo de suplemento, é recomendado que se procure um especialista antes do uso.

O uso abusivo de determinadas vitaminas pode causar sérios danos ao praticante de musculação e demais atividades físicas – danos neurológicos e até mesmo sangramentos.

Suplementos termogênicos

Os suplementos termogênicos são os queimadores de gordura. Eles também ajudam na redução do apetite e contribuem para que haja um aumento de energia e disposição física. Na fórmula encontram-se a cafeína e sinefrina – composto estimulante natural que auxilia na perda de peso.

Depois de apresentar todos os suplementos alimentares na musculação vale o lembrete: não adianta tomar o melhor suplemento do mundo se não existe disciplina para os treinos e nem uma alimentação equilibrada.

Por fim, nunca deixe de procurar um profissional especialista na área para sanar todas as suas dúvidas e apontar o melhor caminho, seja referente aos suplementos, treinos ou dietas.

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